depressão não é a mesma coisa de se sentir triste, chateada ou magoada. muitas coisas dão errado nas nossas vidas, mas tudo é porque foi plantado, e então vem a hora da colheita. o pessimismo e o mau humor acabam atrapalhando, e muito até no convívio social, afinal ninguém quer estar rodeada de gente que só sabe reclamar, que não fala uma coisa agradável, que não ache que as coisas podem melhorar, que só fique emburrada, que não sorri. 
já passei por isso, já fui chata, reclamona (reclamona ainda sou), pessimista, andava com gente legal, mas elas se afastaram e o motivo obviamente foi esse, eu choramingava o tempo todo, se alguém falasse que tinha uma dor, a minha era sempre maior, meu sofrimento tinha que ser o mais doído, parecia que sentia a necessidade de que as pessoas sentissem pena de mim, e ao mesmo tempo, vivia no mesmo buraco, sem querer sair dali, e dentro de um buraco que cada dia aumentava mais e me distanciava ainda mais das pessoas que eu queria por perto. o nome disso era medo da mudança, medo do desconhecido.
quando a gente só faz reclamar a gente atrai aquele sentimento, quando a gente tem raiva, rancor, ódio, mágoa, e não resolve isso, a única coisa que acontece é a vida estagnar, porque não se pode deitar na cama e dormir tranquila se tem problemas pessoais a resolver. e quando isso acontece temos a impressão de que tudo está dando errado.
o tempo todo estamos fazendo escolhas. ser adulto é difícil, responsabilidades, organização, contas, emprego, paciência, tolerância, tudo parecendo ser testado a cada minuto, parece que querem ver até onde aguentamos, e a verdade é que se não procurarmos mudar pra melhor, se continuarmos olhando pro passado que só fez mal, apesar de tudo ter sempre um lado bom, porque temos que enxergar que o copo está meio cheio e não meio vazio, as coisas não mudam.
amigos vem e vão não é por acaso e isso acontece em todos os galhos de uma árvore, pra que a árvore cresça e dê bons frutos, um dia ela precisa passar pela poda, tem que ser irrigada, tem que pegar sol, tem que ter atenção, tem que ter carinho e olhar pra cima, porque as raízes já estão no chão, mas as folhas assim como os galhos só vão ao chão depois que secam e morrem, e enquanto vivas vão cada vez mais alto. e é para o céu que devemos nos guiar, é olhar pra cima e ver que existe uma borda no buraco e tentar chegar sem se machucar muito, mas se machucar, que seja aprendendo e se fortalecendo.
Sintomas de Depressão
São sintomas de depressão:
- Humor depressivo ou irritabilidade, ansiedade e angústia
- Desânimo, cansaço fácil, necessidade de maior esforço para fazer as coisas
- Diminuição ou incapacidade de sentir alegria e prazer em atividades anteriormente consideradas agradáveis
- Desinteresse, falta de motivação e apatia
- Falta de vontade e indecisão
- Sentimentos de medo, insegurança, desesperança, desespero, desamparo e vazio
- Pessimismo, ideias frequentes e desproporcionais de culpa, baixa autoestima, sensação de falta de sentido na vida, inutilidade, ruína, fracasso, doença ou morte.
- A pessoa pode desejar morrer, planejar uma forma de morrer ou tentar suicídio
- Interpretação distorcida e negativa da realidade: tudo é visto sob a ótica depressiva, um tom "cinzento" para si, os outros e o seu mundo
- Dificuldade de concentração, raciocínio mais lento e esquecimento
- Diminuição do desempenho sexual (pode até manter atividade sexual, mas sem a conotação prazerosa habitual) e da libido
- Perda ou aumento do apetite e do peso
- Insônia (dificuldade de conciliar o sono, múltiplos despertares ou sensação de sono muito superficial), despertar matinal precoce (geralmente duas horas antes do horário habitual) ou, menos frequentemente, aumento do sono (dorme demais e mesmo assim fica com sono a maior parte do tempo)
- Dores e outros sintomas físicos não justificados por problemas médicos, como dores de barriga, má digestão, azia, diarreia, constipação, flatulência, tensão na nuca e nos ombros, dor de cabeça ou no corpo, sensação de corpo pesado ou de pressão no peito, entre outros.
Tratamento de Depressão
O tratamento da depressão é essencialmente medicamentoso. Existem mais de 30 antidepressivos disponíveis. Ao contrário do que alguns temem, essas medicações não são como drogas, que deixam a pessoa eufórica e provocam vício. A terapia é simples e, de modo geral, não incapacita ou entorpece o paciente.
Alguns pacientes precisam de tratamento de manutenção ou preventivo, que pode levar anos ou a vida inteira, para evitar o aparecimento de novos episódios de depressão. A psicoterapia ajuda o paciente, mas não previne novos episódios, nem cura a depressão.
A técnica auxilia na reestruturação psicológica do indivíduo, além de aumentar a sua compreensão sobre o processo de depressão e na resolução de conflitos, o que diminui o impacto provocado pelo estresse.

 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário